A incansável busca pela beleza faz parte da rotina de muitas pessoas. A cada dia, a indústria de cosméticos desenvolve novos aparelhos, produtos, tratamentos e procedimentos.
Um procedimento estético que tem alcançado resultados bastante promissores é o microagulhamento, com o uso de um equipamento simples, porém muito eficiente, o Dermaroller.
Veja o que é o Dermaroller, para que serve, as vantagens em utilizá-lo, como usar e escolher, cuidados necessários, contraindicações e algumas dicas.
O que é Dermaroller?
Dermaroller é um pequeno aparelho projetado para tratamentos estéticos que buscam estimular a produção de colágeno e elastina na pele.
Trata-se de um rolinho revestido de várias microagulhas muito finas, cujo tamanho pode variar de 0,25 a 3,0 mm. A escolha por um determinado tamanho de agulha depende da necessidade do rosto e da região a ser tratada.
Apesar de seu uso ser mais comum no rosto, ele pode ser usado em outras regiões do corpo, para diminuir manchas e celulites.
Os Dermarollers com microagulhas menores do que 0,5 mm são chamados de home devices, ou seja, dispositivos caseiros. Eles podem ser usados em casa, porém o mais indicado pelos dermatologistas é que o Dermaroller seja usado apenas por profissionais qualificados.
Para que serve o Dermaroller?
O Dermaroller é usado em um procedimento estético chamado “microagulhamento”, que consiste em fazer o rolamento de microagulhas na pele, para promover a formação de colágeno e elastina, com o objetivo de provocar a renovação das células da pele.
As microagulhas servem para fazer pequenos furinhos na pele, que são interpretadas como lesões pelo sistema imunológico. Diante dessas microlesões, o organismo produz colágeno e elastina para preencher esses pequenos furos na pele.
Depois que a pele sofre essas microlesões, se inicia um processo inflamatório, que perdura durante as primeiras 48 horas. Depois desse período, a pele entra na fase de epitelização, que consiste na formação de um novo tecido.
A partir da terceira semana, já é possível observar o efeito do Dermaroller na pele, que fica com um tom mais uniforme, visivelmente rejuvenescida com viço e mais lisa.
Usos do Dermaroller
Na prática, então, você pode recorrer ao Dermaroller para buscar os seguintes benefícios:
- Clarear manchas, principalmente do rosto
- Tratar e amenizar estrias
- Preencher linhas finas de expressão, como o bigode chinês, e as rugas
- Tratar e amenizar cicatrizes profundas de acne
- Regenerar tecidos que sofreram queimaduras
- Aumenta a circulação no couro cabeludo, para tratar a queda de cabelo ou estimular o crescimento de fios em regiões de falha
- Firmar os tecidos, diminuindo a flacidez
- Estimular a circulação local, ajudando a tratar a celulite
- Rejuvenescimento da área tratada
Vantagens do uso do Dermaroller
- É um tratamento estético que poderá ser feito em casa: é considerado uma vantagem quando a pessoa que fará uso do aparelho tem conhecimento de como aplicá-lo, da pressão que deve exercer na pele, dentre outros cuidados importantes
- Não causa dor, quando é utilizado um anestésico tópico: o produto diminui a sensibilidade da pele à puntura (picada) das microagulhas
- Facilita a absorção de cremes e medicamentos desenvolvidos para promover a produção de colágenos e elastina.
Uso doméstico x uso profissional
Os aparelhos diferem em design, marca, preço, tamanho e quantidade de agulhas
Nem todos os Dermarollers podem ser usados em casa, na verdade, como mencionado, a prática não é recomendada pelos dermatologistas.
A marca alemã “Dermaroller” oferece um kit caseiro com agulhas de 0,2 mm e não indica que tamanhos maiores do que isso sejam usados em casa. Mas aqui no Brasil, a DermaRoller System comercializa, com registro e certificação da Anvisa, aparelhos com agulhas de 0,5 mm para uso caseiro.
De acordo com o tamanho das agulhas, o uso do dermaroller é aplicado ao tratamento dos seguintes problemas:
- 0,5 mm: Para tratar manchas e cicatrizes leves provenientes de acne e varicela, e rugas superficiais. Este é o tamanho máximo de microagulha que pode ser usada em casa. O uso de tamanhos maiores de microagulhas, sem a devida capacitação, pode resultar lesões graves, que podem prejudicar a saúde e aparência da pele.
- 1,0 mm: Esse tamanho é ideal para tratar estrias pequenas e superficiais, cicatrizes mais profundas de acnes e de varicela, celulite mais leve e pouco aparente, problemas de queda de cabelo, hiperpigmentação e danos provocados pelos raios ultravioleta.
- 1,5 mm: Esse tipo de aparelho deve ser manipulado somente por profissionais especializados. É ideal para o tratamento de estrias grandes e profundas e de celulites em graus mais avançados, como também cicatrizes grandes e de aparência feia.
As agulhas mais profundas, de 2,0 a 3,0 mm, são usadas na prática clínica por profissionais da medicina. Fisioterapeutas, esteticistas e cosmetólogos utilizam as agulhas menores
Esses profissionais estão aptos para utilizar o Dermaroller de forma correta e segura. Eles trabalham com luvas, toucas, usam instrumentos esterilizados e aplicam agentes bactericidas na pele, tudo para evitar infecções e lesões, que podem prejudicar a saúde e agravar as manchas e outras imperfeições existentes na pele.
Como usar o Dermaroller em casa?
Caso você opte por usar o Dermaroller em casa, não utilize agulhas maiores do que 0,5 mm.
Para a sua maior segurança, certifique-se de seguir esses passos:
- Primeiramente, limpe a pele com água fria e sabonete neutro.
- Aplique uma pomada anestésica na pele, que contenha lidocaína. Deixe agir por 30 a 40 minutos.
- Remova completamente a pomada, usando um algodão embebido em água fria ou soro fisiológico.
- Os movimentos devem ser realizados nos sentidos horizontal, vertical e diagonal. Veja o vídeo*
- Você deve passar o Dermaroller 5 vezes no sentido horizontal, depois 5 vezes no sentido vertical e, por fim, 5 vezes no sentido diagonal, sobre cada região do rosto. Aconselha-se começar pelas áreas menos sensíveis (testa e queixo) e depois passar nas mais sensíveis, bochechas e região dos olhos.
- Aplique pouca pressão para não ferir a pele demasiadamente.
- As iniciantes não deverão ultrapassar uma sessão semanal, dando alguns dias de descanso para a pele, entre uma sessão e outra. Caso note que a pele ficou com muita vermelhidão (hiperemia), prolongue ainda mais a data da próxima aplicação.
- Ao terminar, limpe o rosto com algodão e soro fisiológico.
- Você pode aplicar o produto mais adequado para a sua pele, por exemplo, um creme com ácido hialurônico ou outra opção que forneça nutrientes para a pele.
- Evite ao máximo se expor ao sol nas primeiras 24 horas. Durante esse período, você não deve usar maquiagem e nem filtro solar.
- A partir do segundo dia, você deve usar filtro solar diariamente, para evitar a formação de manchas na pele. A exposição ao sol deve ser evitada pelos próximos 45 dias.
- O Dermaroller não deve ser reutilizado. A limpeza com álcool ou esterilização não remove os resquícios de sangue e possíveis microrganismos do aparelho.
- Dê um tempo para sua pele responder ao tratamento. Fotografe-se e após alguns meses, compare o antes e o depois. Provavelmente, será possível notar as diferenças.
*Neste vídeo, há a demonstração dos movimentos do Dermaroller.
Como escolher um Dermaroller?
As marcas de Dermarollers cujo uso está autorizado pela Anvisa são as seguintes:
- Dermaroller Dermia, fabricante: Yiwu Sashuang Import and Export Co., Ltd – China, República Popular
- Dermaroller Ventera, fabricante: Beijing Bomeitong Technology Co., Ltd – China, República Popular
- Dermaroller System, fabricante: Guangzhou Ekai Electronic Technology Co., Ltd – China, República Popular
- Dermaroller (marca brasileira), fabricante: Flexsiv Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Médicos e Odontológicos Ltda. – ME – Brasil
- Dermaroller Titanium (marca brasileira), fabricante: Flexsiv Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Médicos e Odontológicos Ltda. – ME – Brasil
Use somente produtos certificados pela Anvisa. É fundamental que o Dermaroller que você ou o profissional utilizar esteja adequado às normas nacionais de segurança e qualidade.
Infelizmente, existem aparelhos falsificados sendo comercializados no mercado. Portanto, antes de comprar, desconfie de aparelhos muito baratos e sem procedência confiável.
Na dúvida, analise a embalagem, o material do produto e os dados do fabricante. Procure referências de outros compradores, investigue a loja que está vendendo e pergunte sobre garantias. Isso vale também para outros produtos de saúde e beleza que você compra pela internet.
A facilidade com que os falsificadores colocam seus produtos à venda pela internet é muito grande e, por conta disso, é importante tomar cuidado para não comprar um produto que não esteja adequado às normas da Anvisa.
Sobre a qualidade das agulhas
O design do aparelho Dermaroller é o que menos importa. Você precisa se atentar à qualidade das agulhas, visto que elas penetram a pele.
Certifique-se que as agulhas sejam de aço cirúrgico ou titânio, para que não haja o risco de se dobrarem durante o processo, ou perderem as pontas, o que poderá causar danos sérios à pele.
Outra coisa: elas deverão ser obrigatoriamente esterilizadas por raios gama, dessa forma, estarão livres de vírus, bactérias e outros microorganismos prejudiciais.
Como o Dermaroller requer a esterilização com radiação gama, ele só pode ser usado uma vez e, depois, deve ser obrigatoriamente descartado.
Onde comprar?
Considerando as informações passadas nos três tópicos anteriores, procure por produtos registrados na Anvisa em lojas idôneas, tanto físicas quanto virtuais.
Atente-se, principalmente, para compras em lojas virtuais. Consulte referências de outros compradores, analise a variedade disponível e condições de compra. Desconfie se a loja só oferecer a opção de depósito, pix ou boleto bancário.
Antes da sessão de microagulhamento, o médico, médica ou um/uma profissional de outra formação avalia a sua pele e indica o uso de produtos tópicos específicos à sua necessidade para preparar a pele antes do procedimento. Esta fase ocorre, geralmente, de 15 a 21 dias antes.
A sessão de microagulhamento começa, então, com uma higienização da pele, para prevenir que microrganismos da superfície alcancem camadas mais profundas da pele.
Antes do uso do Dermaroller na pele, o/a profissional passa um anestésico tópico e aguarda até 1 hora, para que faça efeito.
Se o problema necessitar do uso de microagulhas maiores, o médico ou a médica dermatologista fará a injeção de anestésicos. Somente um médico(a) ou fisioterapeuta dermatofuncional pode usar esse tipo de anestesia.
Depois que a pele estiver anestesiada, o Dermaroller é passado em várias direções. Pode ser que ocorra um leve sangramento, o que é normal nesse procedimento, pois são feitas várias perfurações na pele. Esta etapa dura em torno de 30 minutos.
Após as perfurações, o/a profissional poderá aplicar ingredientes ativos, pois assim são melhor absorvidos pela pele. Esses ativos podem conter fatores de crescimento, ácido hialurônico, vitamina C, aloe vera, entre outros.
Depois da sessão, não é esperado nenhum sangramento, pois os furos são bem pequenos e se fecham rapidamente. O que é normal é a pele ficar um pouco avermelhada e inchada, por 2 ou 3 dias, devido ao processo inflamatório.
Quanto ao número de sessões necessárias, vai depender do tipo do problema tratado. Em geral, são necessárias de 4 a 6 sessões, com intervalos de 1 mês entre elas. Em média, o custo de uma sessão de microagulhamento é de 400 reais.
Antes e depois
Tratamento de rugas
Tratamento de acnes
Tratamento de estrias
Clareamento de pele
Tratamento de calvície
Contraindicações
É preciso se atentar às possíveis reações da pele após o tratamento, que podem ocorrer se houver aplicação ou indicação incorreta:
- Inflamações persistentes após 5 dias
- Infecções
- Reações alérgicas, mais comum com o uso de aparelhos de origem duvidosa ou devido ao uso de substâncias na pele antes do procedimento, que deveriam ter sido suspensas
- Formação de quelóide em pessoas propensas
Em qualquer uma dessas situações, ou outras não mencionadas, interrompa o tratamento imediatamente e procure seu médico.
Dicas
A pele do antebraço, na sua parte interna, se assemelha bastante à pele do rosto. Para iniciar o uso do Dermaroller, essa é uma área bastante apropriada. Possivelmente, os resultados obtidos nessa área após o teste se repetirão caso se aplique o Dermaroller no rosto.
A pele precisa de um tempo para formar um tecido novo, por esse motivo, não adianta repetir o tratamento em curto espaço de tempo.
Considerações finais
O fato desse tipo de tratamento poder ser executado em casa não quer dizer que deva ser feito indiscriminadamente, sem prévia orientação, como se não houvesse riscos.
Tudo envolve riscos. Não se esqueça de se informar com um dermatologista. Somente ele ou ela poderá lhe passar as orientações corretas, tipo de aparelho, frequência de uso, cremes pré e pós tratamento. Agindo com cautela, as chances de êxito serão maiores.
Você conhece alguém que tenha utilizado o Dermaroller para rugas, estrias, acne ou celulite, e tenha obtido bons resultados? Você tem vontade de usar o Dermaroller para tratar algum problema de pele? Comente abaixo!
Foi útil?